A fertilização in vitro, conhecida também como “bebê de proveta”, é muito utilizada pelas clínicas para resolver problemas de infertilidade. Ela é uma opção que oferece grandes chances de gravidez para casais que enfrentam dificuldades de engravidar, com a mulher já tendo passado dos 35 anos.
Para realizar a fertilização in vitro, habitualmente realizamos a estimulação da ovulação, o que leva de 10 a 14 dias.
Durante esse período, são realizados exames de ultrassom seriados e dosagens hormonais, para monitorar o crescimento dos folículos, pois, por meio do seu tamanho, conseguimos determinar o momento certo de realizar a coleta de óvulos.
Quando os folículos tiverem um diâmetro médio entre 18 e 20 mm é programada a coleta de óvulos. Este procedimento é realizado em centro cirúrgico sob sedação. Os óvulos são aspirados por via vaginal por meio de uma agulha guiada por ultrassom e são identificados, classificados e mantidos na incubadora do laboratório de reprodução humana, até o momento da fertilização.
É um procedimento indolor, sem necessidade de analgésico ou sedativo, que consiste na colocação dos embriões dentro da cavidade uterina. O momento da transferência é determinado pela equipe médica, geralmente entre o terceiro ao quinto dia após a aspiração dos óvulos.
O número de embriões a ser transferidos dependerá da idade da mulher, assim como a qualidade dos embriões, avaliada pelo número de células e pelo seu grau de fragmentação.
O tratamento para infertilidade mais adequado para o seu caso deve ser orientado por um especialista. A consulta é importante para um diagnóstico preciso. Agende uma consulta com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.