Uma baixa reserva ovariana não impede a mulher de engravidar naturalmente. No entanto, é importante esclarecer que ela pode diminuir a chance de a mulher ter sucesso nos tratamentos de reprodução assistida, como a Fertilização In Vitro, por exemplo.
Mas como acontece o declínio da nossa reserva ovariana? 🤔
A perda de óvulos ocorre com o avanço da idade da mulher, que já nasce com um número específico de óvulos por toda a vida. Cerca de 6 a 7 milhões de óvulos.
Especialistas em reprodução humana da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) dizem que ao nascer, a mulher já perde 80% da totalidade dos seus óvulos. Na fase da puberdade, esse número fica entre 300.000 e 500.000 óvulos, e conforme a mulher vai ganhando mais idade, a quantidade e a qualidade dos óvulos começam a cair progressivamente.
Acompanhar a reserva ovariana é muito importante para a mulher programar a sua vida reprodutiva e aumentar as chances de sucesso no tratamento de FIV.
Reserva ovariana e seu papel na fertilidade feminina
Já pensou em fazer um exame para avaliar sua reserva ovariana? Entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta para entender mais sobre como preservar sua fertilidade.