A infertilidade conjugal é definida como a ausência de gravidez após o período de 1 ano, com relações sexuais frequentes (cerca de 3 vezes por semana) e sem o uso de métodos contraceptivos.
Em média, 85 – 90% dos casais engravidam após um ano de tentativas e aproximadamente, 10 a 15% terão dificuldade em ter filhos.
Diante desta dificuldade, recomenda-se que o casal passe por uma avaliação com um médico especialista em reprodução humana e realize investigação clínica completa para descobrir o motivo da dificuldade de engravidar. Para mulheres com mais de 35 anos, atualmente se recomenda que a investigação seja realizada após 6 meses de tentativas. Aos 39-40 anos deve-se investigar imediatamente.
A infertilidade é uma doença do CASAL.
A incidência de infertilidade masculina e feminina vem aumentando nos últimos anos devido à tendência das mulheres quererem engravidar cada vez mais tarde, portanto, há uma queda da qualidade do sêmen e óvulos (principalmente por causa dos maus hábitos e vícios) e aumento de casos de endometriose.
Então, é de extrema importância a investigação tanto da mulher quanto do homem.
Nos casais inférteis, em geral, os problemas se apresentam da seguinte forma:
-
- 40% dos casos é por fator masculino;
- 40% por infertilidade feminina;
- 20% de associação de ambos os fatores (masculino e feminino).
PRINCIPAIS CAUSAS:
Existem alguns fatores que podem ser descobertos através de uma investigação do médico responsável para entender qual a causa da infertilidade. Como, por exemplo:
- A idade da mulher;
- Problemas anatômicos no útero, tubas e ovários;
- Problemas hormonais como ciclo menstrual irregular;
- Endometriose;
- Distúrbios testiculares;
- Varicocele;
- Mioma;
- Azoospermia;
- Infecções, dentre outras.
Portanto, a busca por ajuda é muito importante. A primeira consulta com o especialista em Reprodução Humana é o primeiro passo para alcançar o SONHO de ter um filho para os casais inférteis.