SIM. A melhor idade para engravidar seria até no máximo os 35 anos. O motivo é claro devido a quantidade de óvulos e qualidade dos mesmos. Mas com as mudanças sociais e a inserção da mulher no mercado de trabalho, assim como a busca pela independência financeira e parceiro ideal, a gravidez tem sido cada vez mais postergada.
Estudos mostram que 20% das mulheres engravidam entre os 30-35 anos. Já após os 40 anos, a taxa de gravidez cai para 5%.
Após 6 meses a um ano SEM ENGRAVIDAR, o casal deve procurar um médico especialista em reprodução humana para avaliar o que pode estar acontecendo.
E os homens?
Os homens mais velhos também podem encarar dificuldades para engravidar sua parceira. A taxa de fertilidade masculina começa a cair a partir dos 50 anos de idade e alguns estudos apontam que a idade ideal para ser pai, também do ponto de vista biológico, é até os 45 anos ou de preferência antes. Estudos mostram que pais mais velhos apresentam fragmentação do DNA espermático e podem gerar crianças com mal formações, além de aumentar risco de doenças psiquiátricas como esquizofrenia e autismo.
Planejamento familiar:
Importante alertar os casais que desejam adiar a gravidez, sobre o congelamento de óvulos e espermatozoides como uma opção para impedir que, tanto o homem quanto a mulher, encontrem dificuldades para a concepção no futuro ou que o envelhecimento genético interfira no desenvolvimento dos bebês.
Além de aconselhamento referente à reserva ovariana, a necessidade de cuidar da saúde e o estilo de vida também faz -se essencial.