É possível fazer a reversão da vasectomia?
Por diversos motivos cada vez mais homens que realizaram o procedimento têm vontade de ser pais posteriormente ao procedimento, o que justifica a crescente procura pela Fertilização in Vitro para homens vasectomizados.
Caso desperte o desejo de ser pai após uma vasectomia, o primeiro passo do casal é procurar por um urologista ou um médico especialista em reprodução. O profissional vai avaliar o quadro para determinar qual a melhor conduta a ser adotada.
Uma opção é a cirurgia de reversão da vasectomia. O sucesso da reversão da depende de diferentes fatores, como o tipo de procedimento realizado e o tempo desde que a cirurgia foi feita, assim como a idade do homem e a da parceira.
Quando optar pela Fertilização in Vitro para homens vasectomizados?
A Fertilização in Vitro (FIV) é bastante indicado devido às altas taxas de sucesso que apresenta. A técnica também é muito usada para quando a vasectomia foi realizada há muitos anos ou o paciente ou esposa já tem idade avançada ou simplesmente não deseja reverter a vasectomia.
Para homens vasectomizados a coleta dos espermatozóides é realizada com sedação por meio de punção no epidídimo ou testicular.
Após a coleta é realizada a seleção dos espermatozoides com mais qualidade para que eles sejam usados na fertilização. Nesse processo, os óvulos da parceira são coletados após estimulação ovariana e punção dos mesmos para que a fertilização ocorra em laboratório.
O desenvolvimento dos embriões é monitorado e o útero da mulher preparado para que a transferência embrionária ocorra no período ideal.